terça-feira, 17 de novembro de 2009

25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de sangue

Aline Borges
Do jornalismo em posts

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada em 1964, por um decreto promulgado pelo presidente Castello Branco, com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas.

Bancos de sangue e hemocentros de todo o país preparam atividades para lembrar este 25 de novembro. Os médicos asseguram que a prática que salva vidas é livre de riscos para o benfeitor. E os doadores garantem: ajudar os outros faz bem para você.

“Doamos sangue porque alguém precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado e pelo benefício que traz a quem irá receber”, afirma a psicóloga Vera Lúcia Oliveira.

Doar sangue é rápido, fácil e sem riscos. Uma doação normal dura cerca de 20 a 30 minutos e é praticamente indolor. No máximo, a pessoa sente um mal estar, causado pela queda na pressão arterial. Para evitar o problema, o médico Walter Cardoso recomenda ficar um tempo deitado após a doação, não levantar rápido, beber bastante líquido e, principalmente, se alimentar bem antes.

“Existe um mito que diz que é preciso ficar em jejum para doar sangue. Isso é errado. É exatamente o contrário. A pessoa não apenas pode, ela deve comer”, afirmou Cardoso.

O doador

Para doar, é preciso ter de 18 a 65 anos e peso acima de 50 kg. Homens podem fazer doações de três em três meses. Mulheres, por causa da perda mensal de sangue menstrual, de quatro em quatro meses. Segundo Cardoso, é esse o tempo médio que o organismo demora para repor os cerca de 500 ml que são doados.

Antes da coleta, o doador precisa passar por uma entrevista. Ali, um médico vai fazer uma avaliação física e perguntar sobre hábitos, doenças e medicamentos que estão sendo tomados para decidir se a pessoa pode doar sangue. A doação pode ser negada se houver sinais de gripe, infecções ou hipertensão, se a pessoa tiver passado por uma cirurgia a menos de 30 dias, se tiver feito piercing ou tatuagem a menos de um ano ou se estiver tomando algum remédio específico.

O estudante de engenharia, João Henrique Pereira, de 22 anos, faz questão de doar sangue sempre que possível. “A importância surge da necessidade de salvar vidas, de aliviar o desespero, a angústia e a tristeza de uma família”, conta. A primeira vez foi em 2005.

Marília Versosa, de 26 anos, da um conselho “Para quem tem medo, é só procurar ficar tranqüilo e tentar não olhar na hora da agulhada. Há muitas pessoas enfermas que precisam. É um gesto simples e não dói”, garante a estudante.

Locais para a doação de sangue na região de Campinas:
-
Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro)

18/11/2009 - Campinas - Largo do Rosário

Largo do Rosário - Praça Visconde de Indaiatuba - Centro - Horário das 08:00 às 12:00.

18/11/2009 - Águas de Lindóia

Salão Paroquial - Praça Idalina Abreu Sodré, s/n - Centro - Das 09:00 às 12:00 horas.

19/11/2009 - Serra Negra

Centro Espírita Joana Darc - Rua Allan Kardec, 53 Centro - Das 09:00 às 12:00 horas.

19/11/2009 - Campinas - Regatas

Regatas - Av.Cel.Silva,462 - Cambui - Das 08:00 às 12:00 Horas.

28/11/2009 - Indaiatuba

FIEC – Eng. Fábio Barnabé - das 09:00 às 12:00 Horas

Atenção no dia 19 de dezembro, sábado, será o último dia para doação de sangue de 2009. Fique atento e não deixe essa data passar.

Nenhum comentário: