sábado, 21 de novembro de 2009

Limeira realiza VII Exposição Nacional de Orquídeas

Érika Valente
Do Jornalismo em Posts



Entre os dias 13 e 15 de novembro Limeira recebeu a VII Exposição Nacional de Orquídeas realizada pela Associação Orquidófila de Limeira (AOL) em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos da cidade.

Segundo o coordenador do evento e presidente da AOL Evandro Henrique Schinor, a exposição que ocorreu no Centro Municipal de Eventos obteve um público de aproximadamente 8000 pessoas durante os três dias de visitação. Ao todo foram 293 expositores de 39 estados e cerca de 1800 tipos diferentes de plantas de todo país.


Érika Valente / PUC - Campinas
















Uma das orquídeas premiadas no evento

Gilmar Juliak, orquidófilo morador da cidade de São Carlos, expõe suas flores há cinco anos em Limeira e conta que o que mais lhe atrai no cultivo das orquídeas é, além da beleza, “a maneira com que ela se perpetua na natureza”. As orquídeas têm modos atípicos de se apresentar no meio natural e são encontradas nos diversos ambientes, desde locais com temperaturas baixas até as regiões tropicais.


Érika Valente / PUC - Campinas

Gilmar Juliak, um dos 293 expositores

Com mais de 50 vasos em casa, a aposentada Adelaide Albrecht Simis afirma ser assídua nestes eventos, porém lamenta que, mesmo com um grande público interessado, haja pouca divulgação de projetos como este pelos veículos de comunicação, o que, segundo comenta, limita que mais pessoas conheçam e apreciem o trabalho.

Quanto à organização da exposição, Schinor, que também é engenheiro agrônomo, afirma que há uma preocupação com a questão do meio ambiente ao selecionar os participantes: “as plantas no evento são compradas e não retiradas da natureza”, enfatizou.

Além de expostas, algumas plantas também estavam sendo comercializadas no local com o valor inicial de cinco reais.

Eventos como este acontecem o ano todo no Brasil. Este final de semana, Campinas recebe a XII Exposição de Orquídeas no Instituto Cultural Nipobrasileiro, na rua Camargo Paes, 118, no bairro Guanabara. Os visitantes poderão conferir a exposição, adquirir flores e participar de cursos de cultivo básico das nove horas da manhã até as cinco horas da tarde, horário do encerramento. A entrada é franca.


Érika Valente / PUC - Campinas

Visitantes apreciam flores raras expostas no evento





Acompanhe no vídeo abaixo um trecho da entrevista com o coordenador do evento e presidente da AOL Evandro Schinor:

Nenhum comentário: