terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ídolos do atletismo participam da 1ª Virada Esportiva

Por Breno Queiroz
Do jornalismo em Posts

A abertura da 1ª Virada Esportiva de Campinas que aconteceu neste final de semana nos dias 14 e 15 de novembro, com 24 horas de duração e com mais de 70 modalidades, em 300 postos espalhados por todas as regiões da cidade, contou com a participação de dois grandes ídolos do atletismo. O maratonista, Vanderlei Cordeiro de Lima e a atleta olímpica do salto com vara, Fabiana Murer.

O evento foi uma parceria da Secretária Municipal de Esportes e do Ministério dos Esportes, com o objetivo de incentivar e inserir a prática esportiva como qualidade de vida ao alcance de todos os cidadãos gratuitamente.

Para o coordenador da Secretária Municipal de Esporte, Fernando Vanin, que esteve na Arena da Unicamp, um dos postos da Virada, o objetivo é incluir adultos e crianças de qualquer idade e de qualquer classe social utilizando a atividade física como uma maneira de evitar doenças e problemas sociais, como a violência e as drogas. “Nós esperamos uma grande participação da população. Que venham com o espírito esportivo e que o esporte faça parte do cotidiano de cada cidadão. E que crianças e adultos fiquem longe das drogas e da violência”.

Na Arena da Unicamp, aconteceu também o Festival de Atletismo onde esteve presente por toda à tarde Vanderlei Cordeiro de Lima (Campeão de sete maratonas, bronze nas olimpíadas de Atenas e premiado pela medalha Pierre de Coubertin, prêmio concedida pelo Comitê Olímpico Internacional, destinada a atletas que demonstraram elevado grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa dos Jogos) e Fabiana Murer (atual recordista brasileira e sul americana do salto com vara 4,82m e considerada uma das cinco melhores saltadoras do circuito internacional).

Para Vanderlei a Virada esportiva além de incentivar o esporte, afasta as crianças das drogas.



Fabiana Murer acredita que a Virada pode trazer o interesse pela atividade esportiva que é desestressante e também um estímulo para os jovens sonharem com as olimpíadas de 2016 no Brasil.



Já a Psicóloga Simone Meyer da ORCAMPI, o evento é muito importante, porque muitas crianças não praticam o esporte por falta de oportunidades e que a presença dos ídolos é um estímulo a mais para a prática do esporte.



Marcella Magno, de 13 anos, que participou das atividades esportivas disse que não é possível ficar sem o esporte. Seu sonho é chegar ás olimpíadas e defender a bandeira brasileira.

O pai de Fabiana Murer, Vanderlei Murer também esteve presente e deixou o seu recado. “È muito importante a participação dos pais na construção da carreira de um atleta. Incentivar seu filho na prática de esporte é garantir que as crianças não fiquem nas ruas. Um evento como esse, é super importante para aproximar os pais e os filhos.”

Nenhum comentário: