segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Site de cinema mostra novas possibilidades de incentivo à sétima arte


Foto: Felipe Garcia



Felipe Garcia



Depois de familiarizados com o Orkut, My Space, Facebook, Twitter e uma variação de outros sites de relacionamentos espontâneos na internet, e a cada vez mais virtualizarmos as nossas interações por meio de comunidades on-line, um site ainda não muito difundido na região de Campinas, vem ganhando espaço nos grandes centros do país. O MovieMobz é um site de mobilização de cinema pela internet que possibilita ao usuário interagir com o universo de produções cinematográficas sem sair de casa. Seria um site como todos os outros se fosse só isso. Porém, o seu grande diferencial é de ser o primeiro com o serviço on demand do mundo, ou seja, ele serve como verificador de demanda e pode medir a aceitação de filmes antes de entrarem em cartaz.


Segundo Fábio Lima, diretor da empresa, isso possibilita para os exibidores uma pesquisa de mercado mais assertiva, podendo apostar em produções alternativas com mais segurança, e aos espectadores que podem ajudar a escolher a programação de cinema de sua cidade, expressando seus interesses, no site. Outra ferramenta muito expressiva do MovieMobz, são as mobilizações de cinema que, ao constatar um numero significativo de interessados nas comunidades, pode reunir a preços a baixo custo uma sessão de um determinado filme escolhido na sala de cinema conveniada de sua cidade.


Em Campinas, o site conta com a parceria do Cine Topázio, (antigo Cine Jaraguá), sendo a única empresa de cinema que tem filmes não comerciais em sua programação, é também o único exibidor que interage com o site na região. Responsável pela escolha das produções e exibições do Topázio, Paulo Lui fala das suas impressões sobre os resultados da ferramenta, “os grandes veículos de mídia não parecem interessados em divulgar os filmes alternativos. Divulgam com grande alarde os ‘blockbusters’, o que dificulta o público de ter conhecimento de outros estilos de filmes”. A programação do cinema é dividida em filmes comerciais, 60% do espaço e não comerciais ou alternativos, 40%, e, segundo Paulo, o site auxilia muito na escolha dos filmes que vão entrar em cartaz e ajuda a desenvolver o hábito na população de ir ao cinema, “assistindo a um filme de qualidade, com bom conteúdo, o público acaba se acostumando a ir ao cinema muitas vezes. Acredito ser este o principal benefício dessa ferramenta”.


Criado em 2008 e contando com parcerias de cinemas digitais no país todo, o MovieMobz já tem mais de 140 mobilizações de filmes, de 50 produções diferentes, em 11 cidades, segundo o site. A maioria delas aconteceu nas capitais e nos grandes centros do país, sendo, o seu o seu principal foco as regiões do interior. Fabio destaca ainda que, a intenção do site é atingir os municípios menores que possuem mais dificuldades de acesso e de variedade de produções, pois os grandes centros já estão bem desenvolvidos, “nos próximos anos a digitalização das salas de cinemas se intensificará e o cinema on demand será uma realidade natural do mercado principalmente fora dos grandes centros”. Porém, em Campinas, a realidade é outra. O site não tem atraído os espectadores e nunca houve adesão de mobilização de sessões na cidade, a participação e interação dos internautas interessados na região, não chegam a 100 usuários. Nada comparado à participação da capital paulista, que já mostra uma adesão dos cinemas com os internautas mais positiva em termos de interatividade.


A cidade tem um grande potencial do mercado alternativo e de artes inexplorado. Porém, não há incentivo da prefeitura e da mídia para elevar os níveis culturais da população e, a falta de variedade e qualidade das produções deixa a desejar no nicho independente. Segundo a estudante de direito e cinéfila, Ana Carolina Cavazza, isso gera uma falta de hábito na população ao relacionar cinema como apenas entretenimento, “Estamos muito próximos da capital e possuímos infra-estrutura e público para tais filmes”, declara a estudante e citando o MovieMobz, completa, ”vejo no site um instrumento de manifestação importante daqueles que buscam filmes que não se encontram no circuito comercial. Fico feliz de ver pelo menos duas empresas como o Topázio e o MovieMobz apostando nesse nicho. Acho a idéia sensacional e acredito muito no seu potencial”.




Veja a advogada e cinéfila, Ana Carolina Caruzo Cavazza, falando sobre o site de cinema e o cenário da região.


Outra dificuldade do site na região, é a sua divulgação, que é defasada. Passando apenas em duas, das quatro salas do Cine Topázio, em que cita e não explica a sua funcionalidade e objetivo. Algo que já está sendo revisto pela empresa. Para mais informações acesse: http://www.moviemobz.com/




























































Nenhum comentário: