segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Prefeitura de Campinas retoma campanha de controle a Dengue

Por Ana Carolina Baldin
Do jornalismo em posts

O verão está chegando e este é o melhor momento para o mosquito da dengue se proliferar, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas dá inicio ao período de controle a doença. Além do calor que é o clima propício para o mosquito, as chuvas aumentam o risco de acúmulo de água em locais que podem se tornar criadouros para o Aedes Aegypti (mosquito responsável pela transmissão da doença).
Durante o ano de 2009 já foram notificados 143 casos de dengue em Campinas, segundo a assessoria de imprensa da Saúde. Para o sanitarista André Ricardo Ribas Freitas este momento deve ser de atenção redobrada para a prevenção e para isso devemos colaborar com o poder público para o controle da doença.
Os métodos para controle continuarão os mesmo utilizados em outros anos que, aliás, são os mais eficientes: evitar o acúmulo de água em locais onde o mosquito possa se reproduzir e a aplicar larvicida em recipientes que não podem ser retirados.
A ocorrência de casos da doença na cidade destaca-se na região entre os bairros Jardim Campo Belo e Jardim São Vicente, porém as equipes do Sistema Único de Saúde encontram maior dificuldade para acessar residências e desenvolver o projeto de educação nos bairros de população com maior pode aquisitivo, conta Freitas. O que já não encontramos nas áreas com grades concentrações de população mais pobre, onde encontramos mobilizações para o controle da doença.
Para quem já teve a doença o cuidado para com o extermínio dos locais que facilitam a reprodução do mosquito deve ser ainda mais preciso, como é o caso de Leandro Ricci que contraiu a doença em 2007: “Sempre que posso verifico os locais que podem ser tornar criadouros e faço o possível para evitar o acúmulo de água parada. Faço isso não só em minha casa, me preocupo em qualquer lugar que vou”, conta Leandro.
Caso a pessoa esteja com sintomas de Dengue (febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite) a primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um centro de saúde para obter orientação. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. A pessoa com a doença deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre.
Para solucionar dúvidas basta entrar em contato através do telefone 156.


Nenhum comentário: