segunda-feira, 5 de outubro de 2009

36° Salão de Humor de Piracicaba vai até o dia 18

Por Marcela Pastor
Do Jornalismo em Posts


Acontece até o dia 18 de outubro, o 36° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Armazém 14 do Engenho Central, agora oficialmente denominado “Barracão do Henfil”, em homenagem ao cartunista brasileiro.

A mostra, que é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e pelo Centro Nacional de Humor, reúne ao todo, 330 desenhos escolhidos entre 1261 trabalhos, premiando um trabalho por categoria. Na premiação, participaram 7 jurados. Entre eles, a vice-presidente argentina geral da Federation of Cartoonists Organization (FECO), o cartunista iraniano Massoud Shojai Tabatabai e outros jurados brasileiros.
O Salão foi criado para descobrir novos talentos do humor gráfico e das histórias em quadrinhos, e é considerado um dos mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, da indústria editorial e das HQ’s. A mostra ganhou destaque internacional há 25 anos e possui um acervo de 290 trabalhos.

Premiados

Entre os ganhadores deste ano está Alberto Ribeiro Palmieri, chargista e designer gráfico de apenas 21 anos, estudante de desenho industrial e morador da cidade de Meridiano, interior de São Paulo. Alberto faturou o prêmio de charge que lhe rendeu o Troféu Zélio de Prata, e ainda o Grande Prêmio com o Troféu Zélio de Ouro, totalizando 9 mil reais. O trabalho que garantiu a Alberto o grande prêmio foi uma charge que retrata o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, tapando a boca do famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch. “A ideia surgiu da indignação com a repressão à democracia e liberdade de expressão, no caso das eleições no Irã. Então busquei uma forma de transmitir este sentimento através do humor gráfico”, comenta Palmieri.

Este é o primeiro prêmio de Alberto, que começou a desenhar desde criança e já participou de outros salões. “Este ano consegui participar em Piracicaba, o que para mim já era motivo de festa, e ainda realizei o sonho das premiações, as quais nem imaginava receber neste início de carreira”, contou Palmieri.




Já o ituano Raimundo Rucke Santos Souza, de 38 anos é veterano, tendo recebido seu primeiro prêmio em um Salão em 1994. Rucke já foi premiado em pelo menos 30 Salões nacional e internacional. Dessa vez, faturou o prêmio na categoria Vanguarda, com uma sátira á Lula e Sarney. “Eu quis mostrar que o Lula e o Sarney (e os políticos em geral) são todos iguais”, explica Rucke. E complementa, “Pra mim foi uma grande honra vencer este ano com tanta gente boa disputando o prêmio.”





A mostra pode ser vista até o dia 18 de outubro, no Parque Engenho Central que fica na Avenida Maurice Allain, número 454. O horário de visitação vai de segunda-feira a domingo, das 10h às 21h. Mais informações pelo site www.salaodehumordepiracicaba.com.br, ou pelo telefone (19) 3403-2620. A entrada é gratuita.


Nenhum comentário: