sábado, 24 de outubro de 2009

Campinas realiza primeira Conferência Municipal de Comunicação

Por Ingrid D’Elboux

Do jornalismo em posts


Pela primeira vez na cidade de Campinas ocorreu a Conferência Municipal de Comunicação, nos dias 16 e 17 de outubro, na Câmara Municipal da cidade. O principal objetivo foi debater o papel da atual comunicação do país, além de servir como uma preparação para a conferência estadual que acontecerá nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro em São Paulo.

O tema central foi “Meios para construção de direitos e cidadania na era digital” e os eixos temáticos discutidos foram: Controle Social e Público, Novas Tecnologias, Marco Regulatório, Comunicação Municipal e Comunicação Popular.

O evento

A abertura do evento foi realizada com a palestra do jornalista Caco Bacellos, da Rede Globo de Televisão. Ele criticou a maneira como a imprensa e os jornalistas se comportam, pois, para Barcellos, a imprensa brasileira muitas vezes não dá a devida importância para as pautas que surgem nas ruas.

No segundo dia houve a exposição dos eixos temáticos, discussões em grupo, apresentação de relatórios e a indicação dos representantes municipais para a conferência estadual, prevista para acontecer em São Paulo.

Debates e discussões

Em meio a tumultos e discussões, os representantes da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço) exigiram o fim da repressão e a elaboração de uma nova legislação para as rádios comunitárias.

O jornalista e diretor editorial da RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), Nelson Homem de Mello, discorreu sobre os jornais populares e do crescimento que estes vêem sofrendo ao longo dos anos, assim como suas transformações.

Renata Mielli, jornalista, membro da Associação Vermelho e editora das revistas Movimento e Presença da Mulher, falou sobre o direito do cidadão à informação e a importância de um controle social e público da comunicação.

O professor e também jornalista, Luiz Roberto Saviani Rey, comentou a respeito das relações entre os órgãos oficiais e os profissionais de mídia, assim como defendeu a honestidade que deve existir entre eles.

A discussão sobre a inclusão digital ficou para o engenheiro Alexandre Freire da Silva Osório que defendeu a ideia de que a tecnologia deve servir aos anseios da população e não para aumentar a desigualdade já existente no Brasil.

Por fim, foi anunciada a implantação de um sistema oficial de mídia digital na cidade de Campinas, pelo coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Francisco de Lagos. O sistema terá dois canais: o TV Saúde, que vai operar em todos os hospitais públicos, Centros e Postos de Saúde; e o TV Emprego que será instalado em terminais de ônibus. O projeto será apresentado oficialmente ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia 23 de outubro.

Clique aqui e leia o relatório final na íntegra, divulgado na última quarta-feira

Confira abaixo o vídeo com alguns trechos da conferência


Nenhum comentário: