segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bulas terão novo formato e duas versões diferentes

Por Aline Borges

Do Jornalismo em Posts

Agora os consumidores brasileiros vão contar com uma nova e mais prática versão para as bulas de remédios.
No dia 09 de setembro de 2009, foi publicada no Diário Oficial da União uma nova resolução da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), determinando que todos os medicamentos tenham duas versões da bula, uma para o paciente e outra para o profissional da saúde, que o tamanho da letra das bulas aumente e obriga que os laboratórios ofereçam modelos para deficientes visuais.
Segundo a ANVISA, a reformulação foi feita para que o cidadão tenha acesso adequado às informações sobre os medicamentos, que também trace uma regra única para todos os medicamentos e que permita a acessibilidade de informações do medicamento através das bulas para as pessoas portadoras de deficiência visual.
A nova versão das bulas para o paciente será mais didática num esquema de perguntas e respostas, explicando a função terapêutica do medicamento, quando não deve ser usado e o que fazer em caso de super dosagem. Ela ainda deverá conter o alerta para atletas quanto à potencialidade em causar doping e expor de forma mais clara a idade mínima para o seu uso. O novo formato deve conter apenas informações sobre a apresentação do medicamento que acompanham, em normas anteriores não havia regra para separação de xaropes, pomadas, comprimidos, etc.
A farmacêutica Paula Pereira da Silva diz que muitos pacientes reclamam do tamanho da letra e que não entendem a linguagem das bulas por terem uma linguagem técnica. A consumidora Maria Alice de Almeida também considera a decisão da ANVISA positiva e diz que com o novo formato será mais fácil de entender o seu medicamento.
Os pacientes com deficiência visual poderão solicitar ao laboratório a bula em formato especial, oferecida em meio magnético, óptico ou eletrônico, em formato digital ou áudio, impressas em Braille ou com fonte ampliada. Os fabricantes terão dez dias após a solicitação para enviá-las gratuitamente. O usuário deverá solicitar a bula especial por meio do SAC do laboratório farmacêutico, diz Augusta Escarpini gerente de vendas da Bayer.
Os fabricantes terão 180 dias, a partir do dia da promulgação da resolução, para enviar os novos modelos de bula para a ANVISA e, depois da aprovação, mais 90 dias para disponibilizar os medicamentos com as novas bulas.
Todos os medicamentos comercializados no Brasil terão que adequar suas bulas até o início de 2011.
As bulas também estarão disponíveis na internet, no bulário eletrônico da ANVISA.
Ouça o que a farmacêutica, Dra. Paula Pereira diz sobre a nova regra.

Nenhum comentário: