terça-feira, 6 de outubro de 2009

Empresas abrem temporada de seleção de trainee
















Paola Faria
Do Jornalismo em Posts



Uma das maiores preocupações dos universitários é a inserção no mercado de trabalho. Recém formados e alunos prestes a se graduar necessitam de campanhas e planos de incentivo para praticar a profissão escolhida. Os programas de
trainee são uma forma interessante de se ingressar no mundo corporativo. Grandes empresas como a Nestlé, Riachuelo e a AmBev, iniciam nesse segundo semestre do ano, seus respectivos processos de Trainee para 2010. Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), mais de 45 mil vagas de trainee serão oferecidas por diversas empresas no país. Veja o levantamento das companhias que têm vagas abertas para esses programas.
Bruna Rezende é profissional de RH da Unilever e diz que os processos seletivos são compostos de várias etapas
, incluindo redação, prova on-line, dinâmica em grupo e entrevista pessoal. Dessa forma, os pré-requisitos e qualidades buscadas pela empresa podem ser mais facilmente identificados nos candidatos. “Nós procuramos identificar jovens com potencial de liderança, ligados no mundo atual e que compartilhem valores da empresa”, acentua Bruna.
O aluno de administração de empresas, Murilo Stigarribio, 21 anos, já está inscrito em mais de 10 processos seletivos para trainee desse ano, e já participou de outros anteriormente. Segundo ele, as provas seguem basicamente um mesmo padrão. “Eu achei as provas todas parecidas, com nível e conteúdo bem próximos, mas senti que o momento para se destacar é a dinâmica em grupo, a boa comunicação é sempre essecial”.





Para o engenheiro Maurício Santos, 26 anos, o programa de trainee é mais que uma forma de ingressar no mercado, é uma oportunidade de amadurecimento e crescimento profissional. “Comecei como trainee na Bosh aos 23 anos, e foi uma fase de muito aprendizado. Eu tinha muita esperança de conseguir uma efetivação. Há 3 meses consegui minha primeira promoção, e indico o programa de trainee para todos.
As empresas que possuem programas de trainee são também beneficiadas, pois adquirem profissionais alinhados à sua cultura de gerenciamento sem deixar de acompanhar a evolução sócio-cultural das novas gerações, e para os novatos do mundo corporativo que participam de tais processos, é um meio de agregar conhecimento ao potencial individual, complementação e crescimento profissional.

Nenhum comentário: