segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Festival de Música Afro-Brasileira de Limeira divulga a cultura negra e a união das diversas etnias

Érika Valente
Do jornalismo em Posts


Foto: Érika Valente

Cartaz do FestiAFRO 2009


Limeira se prepara para a quarta edição do FestiAFRO, o Festival Nacional de Música com temática afro-brasileira. Promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Cultura, através do Departamento de Cultura Afro-Descendente, o Decadie, o festival promove a divulgação e valorização dos talentos do cidadão negro na cidade.

Reconhecido nacionalmente, o FestiAFRO terá a participação de artistas de todo o Brasil. O evento é aberto a compositores, músicos e interpretes dos diversos gêneros da música popular brasileira que se interessem pelo tema. Segundo o coordenador do projeto e diretor do Decadie, José Galdino de Souza Clemente, o festival não se direciona apenas a artistas negros, mas a todos que se sintam parte do movimento de valorização da cultura afro-brasileira: “O festival é para todos que se sintam bem no nosso meio. Ser negro não é uma questão de pele, é uma questão de consciência”, afirma.
Foto: Érika Valente

José Galdino, coordenador do FestiAFRO na sede do Decadie

Militante em várias frentes pelos direitos do negro na sociedade, Galdino afirma que a principal barreira para inclusão racial hoje em dia é a questão da auto-estima. “Há uma auto-estima baixa presente no negro, principalmente entre os mais jovens”, comenta. Galdino cita que a importância de trabalhos como este é tirar a invisibilidade social, amplamente encontrada nos diversos contextos sociais, e promover a união das diversas etnias.

Wilson Cerqueira do grupo Som da terra, ganhador do prêmio de melhor música pela cidade de Limeira no ano passado com a canção “Negro poeta”, diz que o preconceito ainda é um obstáculo com o qual se luta para fazer-se respeitado, e projetos como este divulgam e beneficiam a cultura negra: “O FestiAFRO é importante porque é temático e levanta músicas de conteúdo rico sobre a cultura afro”, argumenta.

O FestiAFRO é o segundo projeto do Decadie, que esteve com as atividades paradas por quase três anos por problemas estruturais e administrativos. O primeiro foi um desfile da moda Black realizado no último dia 23. Para 2010, a entidade busca trazer outras novidades para a cidade como a Feira Afro, nos moldes da Feira Preta que ocorre anualmente em São Paulo.

O festival será no teatro Vitória a partir das sete e meia da noite nos dias 20, 21 e 22 de novembro, semana em que é comemorado o dia da consciência negra. As inscrições para participação no festival encerraram-se no dia 23 de outubro e os ingressos já podem ser adquiridos na recepção do teatro pelo valor de dois reais.


Acompanhe um trecho da entrevista com Galdino o coordenador do festival:







Nenhum comentário: