segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Grupo de apoio para mulheres que amam demais cria reuniões on-line


Por Ana Carolina Baldin
Do Jornalismo em Posts


O Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) de Santa Catarina está inovando ao criar reuniões on-line. O MADA é um programa para mulheres que têm como principal objetivo se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesma e com os outros. Ele surgiu baseado no livro "Mulheres que Amam Demais" da autora Robin Norwoo e agora terá sua primeira versão pela Internet. Robin tratava de pessoas viciadas e acabou decobrindo que quem alimentava a doença eram os parentes, ao tratá-los começou a obter cura, assim abriu grupo de apoio para os co-dependentes, ou seja, as pessoas com quem os viciados se relacionavam.


O grupo MADA de Campinas foi criado ha 6 anos. São feitas reuniões semanais na Igreja Nossa Senhora Aparecida. “Não existe inscrição ou taxas, pode-se montar um grupo desde que siga o programa” conta Márcia (nome fictício) que é coordenadora do grupo e participa das reuniões a um ano.


Para o tratamento é ultilizada a vivência das outras pessoas, não existe o apoio de um profissional e não se dá conselho nas reuniões, o que faz com que a maioria das pessoas desistam. Para que você possa se analisar existem algumas perguntas a serem respondidas, assim pode-se perceber que é uma pessoa com caráter destrutivo e então começar a trabalhar sua dificuldade, o grupo deixa as integrantes a vontade para tratar aquilo que julgar que deve. A grande maioria das pessoas procura o grupo após o fim de um relacionamento, quando começam a se perguntar o porque do acontecimento. As MADAS tendem a ser perfeitas, anciosas e controladoras.


Patrícia (nome fictício) frequenta as reuniões a dois anos e conta como chegou até lá: “Vim mas não achava que me encaixava no padrão MADA passado pela mídia. Quando assisti a reunião descobri que o meu comportamento também se enquadra no grupo. Eu tomava caixas de anti-depressivo por não conseguir fazer meu parceiro feliz, não conseguia ficar sem a presença e o amor daquela pessoa. Mas queria me livrar, meu projeto começou a cerca de dois anos com a ajuda do MADA e de Deus”.


Para quem esta se tratando existem dois estágios: Primeiro você começa a entender que o padrão de bondade que se tem é uma forma de controle e manipulação, depois vem a fase de consciencia, quando você descobre e tem que aceitar o que realmente acontece. Durante a segunda fase a pessoa passa a ter raiva das pessoas com quem convive. O tratamento consiste basicamente em você enchergar o problema, que na maioria das vezes está no passado e por isso dizem que não tem cura.


O amar de mais é dar mais de si sem fim, a mulher não consegue ter limites porque quer ser reconhecida e vive em função de agradar seu companheiro. “Em um final de semana estavamos discutindo no carro e eu disse que se ele não ficasse comigo eu faria uma loucura, então desci do carro e deitei no meio de uma avenida para que algum carro passasse sobre mim. Ele ficou assistindo sem qualquer reação, foi ai que descobri que quem precisava tomar uma atitude era eu” conta Patrícia relembrando o dia quem que decidiu se livrar daquele relacionamento destrutivo.

Ela sabe que após dois anos de tratamento não está curada e encara cada reunião como uma superação, pois mesmo que tenho tido uma recaida encontrará o grupo de braços aberto para acolhe-la, e ainda afirma: “Hoje eu estou revivendo e ele esta falecendo. Nós do MADA temos um desejo incrível de ser feliz. Por isso que digo ame e deixe viver, que nos possamos viver, deixemos o outro viver e possamos ser realmente felizes, com amor próprio”.


Para mais informações sobre o grupo de apoio acesse o site http://www.grupomada.com.br/




Nenhum comentário: