domingo, 4 de outubro de 2009

Torpedo de celular avisa usuários do Poupatempo sobre agendamento de serviços

Maria Lúcia Barquilha
Do Jornalismo em Posts


Agências Poupatempo de todo o Estado de São Paulo estão utilizando torpedos como forma de avisar os usuários sobre a data e horário dos agendamentos nos postos. O objetivo da medida é reduzir o número de faltas, que hoje atinge os 35%. “Muitas pessoas acabam se esquecendo e, na data marcada para o serviço, não comparecem aos postos. Isso desperdiça tempo dos nossos funcionários e ainda tira o lugar de alguém que poderia estar sendo atendido” explica Paulo Andrade, gerente dos postos Poupatempo de Campinas.

A ferramenta começou a ser utilizada no dia 2 de setembro e, em Campinas, já avisou 160 usuários, número que deve chegar aos 1.300 no próximo mês. O estudante Rogério dos Santos Mendes foi um deles. Recebeu a notificação no celular um dia antes de ir ao posto. “Já perdi outros agendamentos porque na correria acabei esquecendo. Agora com a mensagem fica mais fácil de lembrar”, afirma.

Nesta primeira fase, apenas os agendamentos para emissão de 1ª e 2ª via de RG serão notificados via celular, mas a estimativa é que isso se estenda para outros setores do órgão. Para receber o torpedo, o cidadão que agendar atendimento deverá informar o seu número para que se estabeleça a comunicação. “O usuário não é obrigado, mas nós pedimos para que ele nos conceda o seu contato para evitar as ausências por esquecimento”, diz Andrade.

Torpedos

As mensagens têm até 140 caracteres e sempre são enviadas um dia antes da data marcada nas agências. São esperados o envio de 18 mil delas por mês, todas ao custo de R$ 0,08 pagos pelo Governo do Estado.

A estimativa é que o índice de faltas caia 19%, repetindo o resultado obtido em 2007, ano em que o sistema foi testado como piloto. Nesta época, 95% dos usuários consideraram a mensagem de aviso útil, e 98% delas avaliaram a ferramenta como boa ou ótima.

Interatividade


Outros canais de comunicação que podem ser acessados diretamente pelos usuários do Poupatempo são o blog, o flickr e também o twitter. Dentre outras informações, é possível saber do andamento de documentos além da lista de serviços oferecidos nas agências de todo o Estado.



Ouça entrevista completa com o gerente do Poupatempo Campinas


Nenhum comentário: