quarta-feira, 28 de outubro de 2009

IPI ganha mais uma parcela em Novembro e confunde ainda mais o consumidor

Michelle Occiuzzi
Jornalismo em Posts

A partir do dia primeiro de novembro, todos os carros terão reajustes sem desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). De acordo com o cronograma, os carros de mil cilindradas terão uma inclusão de 3% do imposto. Já os carros de duas mil a mil cilindradas, o cronograma prevê um Aumento de 7,5% para carros bicombustíveis e de 9,5% para os Movidos exclusivamente a gasolina. Para os carros acima de duas mil cilindradas O aumento pode chegar até 25% do imposto.

A isenção do IPI (para carros 1.0) Redução EA (para carros com motores acima de 1.0) deram inicio no dia 31 de Março de 2009 com o objetivo de recuperar as vendas de novos veículos no País, que Apresentou queda por causa da crise financeira . Em junho, a indústria automobilística bateu recorde de emplacamentos nenhum mês, foram vendidos NO ATACADO 287 mil unidades entre automóveis e comerciais leves. Desse total, o estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Atribui à Redução do IPI 43 mil unidades.

Esse aumento começou parcial em Outubro e finalizará em Janeiro de 2010 com o retorno total do imposto em todos os carros zero kilometro. De acordo com o gerente de Vendas de uma Concessionária de automóveis em Campinas, Edson Cruz, essa graduação do imposto deixou muitos consumidores confusos. Assista ao vídeo




Somando todas as Modalidades (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões), como vendas de veículos em setembro, ultimo mês antes do Aumento do IPI, subiram 19,60% Comercializando 50,592 carros que mais uma Agosto desse ano. Foi de um total de 308,713 veículos. Para o consumidor e Engenheiro Agrônomo, Celso Bulevary Esse aumento não ficou claro "Eu achei que a mídia falou muito que o IPI iria acabar no inicio de Outubro e falou pouco desse Aumento gradual. O mesmo carro que eu estou comprando aqui nessa Concessionária com isenção de IPI, estava com uma parcela a mais do Concessionária importo em outra. É realmente difícil de entender "- falou. A opinião de outro consumidor foi a mesma. "Eu não sei muito bem quanto e quando Aumentam as parcelas, a minha esposa garantiu o carro dela em Setembro, eu estou comprando o meu e agora não sei se estou fazendo um bom negócio. Alguns falam que ainda está isento, outros falam que não. Estou avaliando! "- Falou o publicitário José Rubens Santos

Para Álvaro Pagtto, supervisor de Vendas Concessionária o governo Deveria ter feito esse Aumento gradual, mas de outra maneira. "O consumidor não percebeu essa mudança pois grande parte das concessionárias compraram lotes antes fazer aumentar do IPI e na hora de fazer um comercial, a gente anuncia carros com isenção de IPI. Isso fez o consumidor não entender muito bem esse processo. A gente perde credibilidade com o consumidor. Eles não sabem mais se a loja está passando ou não o desconto. Na minha opinião o governo Deveria ter feito esse Aumento uma cada dois meses, acho que o consumidor iria absorver aos poucos e melhor tudo isso "- Explica.

Como ficará o IPI nos próximos meses

Carros com motores 1.0 - Gasolina ou Flex

Mês

IPI

Novembro 2009

Será de 3%

Dezembro 2009

Será de 5%

Janeiro 2010

Volta a ser 7%

Carros com motores acima de 1.0 á 2.0 - Flex

Mês

IPI

Novembro 2009

Será de 7,5%

Dezembro 2009

Será de 9%

Janeiro 2010

Volta a ser 11%

Carros com motores acima de 1.0 á 2.0 - Gasolina

Mês

IPI

Novembro 2009

Será de 9,5%

Dezembro 2009

Será de 11%

Janeiro 2010

Volta a ser 13%


Nenhum comentário: