domingo, 4 de outubro de 2009

Africanos vencem 26ª edição da Corrida Integração de Campinas






Eduardo Kaye de Almeida Guidini
Do Jornalismo em Posts

Dois africanos, um tanzaniano e uma queniana, foram os vencedores da 26ª edição. Dia 27 de setembro foi à data escolhida para a realização da Corrida Integração. A largada aconteceu na Praça Arautos da Paz, ao lado do parque Taquaral, às 8 horas de uma manhã muito quente em Campinas. O vencedor da prova masculina foi o corredor da Tanzânia Martin Hhaway Sulle e a vencedora da prova feminina foi a
queniana Eunice Kirwa.

O pódio masculino foi completado pelos quenianos Joshua Kiprugut Kemei e Titus Kipkosgei Bibii, em segundo e terceiro respectivamente, pelo tanzaniano Musenduki Mohamedi Ikoki, em quarto, e por Joilson Bernardo Da Silva, único brasileiro a integrar o pódio masculino. Já a prova feminina teve em segundo lugar a tanzaniana Sara Ramahiani Makera e completaram ainda o pódio as brasileiras Tatiele Roberta de Carvalho, Maria Lúcia Santos do Nascimento e Rosangela Raimunda do Nascimento.

Os primeiros colocados do masculino e feminino receberam R$ 6.500,00. A prova também premiou com dinheiro e medalha os três primeiros colocados por faixas estaárias, que iam dos 18 até os 69 anos. Além do prêmio em dinheiro como incentivo a Integração também proporcionou aos atletas shows com bandas que tocavam para os corredores manterem a motivação e terminarem o percurso. Os 10 km da corrida foram percorridos em 29min43seg pelo vencedor da masculina e 34min19seg pela da feminina.

O evento tem atraído tanto atletas profissionais quanto amadores, como o estudante de educação física Daniel Moscardini (fotos), de 23 anos. Ele começou a correr porque tinha problema com excesso de peso. Há quatro anos pratica a corrida e perdeu 10 kg. “A corrida dá bastante motivação pra você, tem bastante gente. Pouca gente vai lá pra tentar chegar entre os primeiros. A maioria que corre é por motivação pessoal, pra tentar melhorar sempre” diz.



Moscardini afirma que é importante que a pessoa que decide participar da corrida não se aventure e corra de qualquer maneira. É preciso uma rotina de exercício para se habituar e saber o limite do próprio corpo. Fora isso, é sempre importante uma boa alimentação e uma boa hidratação. Nesses pontos, a Integração mostra ter uma boa organização. Os atletas têm pontos para beber água por todo percurso e, ao final da prova, recebem algumas frutas para comer.

Nenhum comentário: